AUTORES

Março 02 2014

                                                        flores

Prezados Jovens Aniversariantes

 

Não sei se alguém já vos disse que quem não é capaz de perdoar um insulto, muito provavelmente é bem digno dele. Por isso, quando fordes vítimas de um insulto ou difamação, o melhor é ignorar, desculpar, e, se, em recta consciência, houver uma sombra de verdade, aproveitar a oportunidade para uma revisão de vida. É bom que nos digam o que de mal pensam de nós, para nos podermos justificar ou para nos podermos corrigir. Pela vossa conduta, mostrareis que “o outro” que vos queria ofender, só vos beneficiou, passando a laborar em erro a vosso respeito.

É a maior “vingança” que lhe podeis dar, o maior “castigo” que lhe podeis infligir, porque nada é mais impróprio e impuro para o espírito humano que viver no erro e na ignorância.

 

 Mas, se alguém vos dedica um elogio, tendes de analisar e meditar muito, para avaliardes bem em que medida ele é merecido. Se, sem presunção, vos achais enquadrados nele, tendes, mesmo assim, a obrigação de nele vos aprimorardes e aperfeiçoardes. Um elogio recebido é responsabilizante. E se, sem falsa modéstia, achardes que no elogio há exagero ou engano? Pela vossa conduta, ireis mostrar que “o outro”, sem dar por isso, vos beneficiou muito, porque assimilastes os procedimentos à ideia.

 

Caros jovens, vimos também nós celebrar o vosso aniversário, com estas palavras amigas e augurando felicidade em vida longa e com saúde. Nessa vida longa que vos desejamos, ireis ter muitas vezes necessidade de rechaçar afrontas imerecidas, o que só vos fortalecerá o espírito, vos dará carácter, e é um dos melhores caminhos para receber elogios merecidos. Mas não deixem que quem vos elogie viva enganado a vosso respeito, porque não há nada mais impróprio e impuro para o espírito humano que viver no erro e na ignorância.

Em meu nome e em nome do PAZ como seu colaborador

                                                                                                                                                                 laurindo.barbosa@gmail.com

publicado por Fri-luso às 16:17

Laurentino Sabrosa
Image Hosted by ImageShack.us
Europa
Europa
pesquisar