AUTORES

Novembro 08 2013

POSTAL DE PARABENS AOS JOVENS QUE ATINGEM A MAIOR IDADE


Querido Jovem, Rapaz ou Rapariga


É lícito e desejável que tenhas tido até agora, na tua juventude, ideias de grandeza, de ser, talvez e por exemplo, um grande médico, um grande actor, um grande desportista. Mas que tens procurado nesses sonhos de grandeza? Muita fama?

 Ora repara: FAMA é deusa pagã, não respeita ninguém. Cega os olhos à turba para ser ela a no-la dar, cegando também os olhos de quem a deseja. Quem com ela sonha, muitas vezes sujeita-se a danos de insânia e até de sofrimento, para se alcandorar numa posição que considera invejável por ser fulgurante, mas que tem ainda mais de instável. A um sopro mais forte de certos ventos, eis que a Fama se evola, e o que era seu filho querido fica reduzido à expressão mais simples do desprezo e da mesquinhez. Desconfia de quem te queira fazer subir degraus para a Fama, resguarda-te dela, luta contra ela. Podes ganhar fama por mero acaso ou por favoritismo de alguém. Da fama do louvor, depressa se pode passar à fama do opróbrio.

 

Agora, que inicias uma nova fase da vida com mais responsabilidade, vimos recomendar-te que deves contrapor à Fama, sempre traiçoeira, o Prestígio. A fama é dada, pela prestidigitação em lisonjear os gostos e as ideias dos outros; o prestígio é alcançado não por magia, mas pela notoriedade através do mérito; a fama é diadema que simplesmente adere; o prestígio é coroa que firmemente se incrusta.

 

 Querido, Querida Jovem. Estamos a secundar para ti, de uma maneira diferente, os votos mais queridos que para ti têm os teus pais e os teus verdadeiros amigos. Como também o somos, aqui nos tens a dar-te os parabéns pelo teu aniversário e a auspiciar que tenhas um grande futuro de vida, sem famas, sempre superficiais mesmo quando merecidas, mas uma vida em que exerces ascendente sobre todos, por teres verdadeiramente prestígio, alcançado pelo saber e pelas virtudes. Tens uma vida à tua frente, procura seguir o ideal, simultaneamente cristão e olímpico, de ser sempre mais e sempre melhor, dia a dia com saúde e em longa vida.           

                          

Afectuosamente, em meu nome e em nome do nosso BLOG

 

 

                                           laurindo.barbosa@gmail.com                                                             



publicado por Fri-luso às 09:43

Laurentino Sabrosa
Image Hosted by ImageShack.us
Europa
Europa
pesquisar