AUTORES

Outubro 17 2013

              POSTAL DE PARABÉNS A TODOS OS LEITORES ANIVERSARIANTES

 

 

Há muitos anos, um meu amigo, falando-me de certa senhora, disse-me que ela era muito rica. Sabendo eu que essa senhora vivia muito modestamente, estranhei o dito e, então, o meu amigo acrescentou: ser rico não é só ter dinheiro; há muitas espécies de riqueza: educação, bondade e outros dotes de espírito e de carácter … Compreendi.

 

Alguns anos mais tarde, alguém, muito conhecido pela sua grande fortuna, aludindo à sua própria pessoa, disse-me: quem o é, não se importa de o ser; quem não é, quer parecer. Compreendi e aprendi. Fiz a ligação dos dois ditos, e aprendi que, qualquer que seja a espécie de riqueza, neste mundo tão cheio de exibicionismos e de vaidades, não falta quem queira fazer parecer que tem virtudes e riquezas, que até sabe que não tem: quem não é, quer parecer. Mas observando bem esse tal mundo, também pude ver que há ainda muita gente que tem riquezas e virtudes, mas por modéstia e simplicidade, nem sequer delas se apercebe, e muito menos se preocupa em as realçar: quem é, não se importa de o ser.

 Prezados aniversariantes. Sabem bem que não os conheço, Porém, não devemos pensar senão o bem em cada um, e acredito que pelo simples facto de estarem a ler este Blog pertencem à digna espécie dos que são mas não se importam de o ser. Não consigo imaginar uma leitora megera nos seus sentimentos, nem um leitor crápula nos seus procedimentos. Têm riquezas e virtudes de que não precisam de se alardear junto de ninguém, apesar de neste mundo de vaidades e de exibicionismos haver poucos que reparam nas riquezas morais dos outros. Como amigo, embora desconhecido, eu reparo, e tomo a liberdade de, neste seu dia de feliz aniversário, me associar à sua família, que de uma maneira diferente e melhor que a minha lhe dirá e fará sentir o mesmo.

 Desejo-lhes que por muitos anos continuem a ser o que sempre têm sido, usando as suas riquezas sem delas se darem conta. São riquezas que nunca se esgotam, porque ter riqueza não é só ter dinheiro – é ter, sobretudo, bondade, sinceridade, simplicidade, educação, afabilidade e outros dotes de carácter e espírito, que fazem de si, mulher, verdadeiramente MULHER e de si, homem, verdadeiramente HOMEM.

 SAÚDE E FELICIDADES EM LONGA VIDA

                                                                                                       laurindo.barbosa@gmail.com

publicado por Fri-luso às 20:41

Laurentino Sabrosa
Image Hosted by ImageShack.us
Europa
Europa
pesquisar